top of page

5 HÁBITOS DE AUTOCUIDADO PARA AGREGAR NA SUA ROTINA DIÁRIA

Atualizado: 27 de jul. de 2022


Olhar para si com atenção, afeto e cuidado é o primeiro passo para iniciar a sua jornada do autocuidado. Cuidar de nós é mais do que importante, é essencial.


Autocuidado não é somente cuidar da pele ou do cabelo, ele vai muito além. Existem atitudes que são extremamente positivas e podem ser facilmente adaptadas para a sua rotina.


Hoje vamos conversar e entender um pouco mais sobre esse processo de autocuidado e como podemos adicionar pequenos hábitos transformadores na nossa rotina diária.


O QUE É AUTOCUIDADO?

Essa é uma palavra que tem aparecido cada vez mais. O autocuidado é, basicamente, um conjunto de ações com o objetivo de manter sua saúde e bem-estar em dia.


O bem-estar está relacionado à percepção da saúde nos aspectos mental, emocional, social e físico.


Nós sabemos que é difícil manter o equilíbrio em todos esses aspectos, mas quanto mais eles estiverem alinhados positivamente, melhor!


É estar bem com a vida!


TIPOS DE AUTOCUIDADO

  • Físico - Esse está diretamente relacionado ao corpo. Não somente à prática de atividades físicas, mas todas as formas capazes de trazer um bem-estar corporal, como cuidar da pele, da alimentação, do sono e etc.

  • Emocional - Quando o assunto é autocuidado emocional, o objetivo é estarmos abertos a sentir e entender nossas emoções, sejam elas boas ou ruins.

  • Intelectual - São hábitos que ajudam a expandir cada vez mais o conhecimento e manter a mente saudável.

  • Social - O ser humano é um ser social e a conexão com outras pessoas é muito importante para a felicidade.

  • Espiritual - Manter uma rotina espiritual é importante pois é por meio dela que você consegue se conectar com os sentimentos de paz, amor próprio e propósito de vida.



RITUAIS DE AUTOCUIDADO


Veja abaixo 6 rituais para conhecer e colocar em prática:


Meditar

Acalmar a mente e o corpo é uma das formas de realinhar suas energias. Por isso, a meditação pode ser uma ótima alternativa de autocuidado. Se você é iniciante na prática, tente dedicar 5-10 minutos pela manhã, ou no horário que você tiver maior disponibilidade, para focar na sua respiração e no tempo presente. Você pode incluir no seu ritual um óleo essencial de lavanda, ele ajuda na limpeza do corpo, acalma o coração e desperta a sensação de relaxamento.


O aplicativo Insight Timer (iOS e Android) tem vários programas de meditações guiadas e pode ser um ótimo companheiro na sua jornada.



Exercitar


Cuidar da saúde física também é um fator de autocuidado de extrema importância. Ir à academia ou fazer atividades ao livre como corrida ou ciclismo, podem ser boas escolhas.

Mas se preferir, você pode se exercitar em casa mesmo através de alongamentos, exercícios funcionais ou yoga. O incenso natural pode ajudar a relaxar, acalmar a mente e purificar o corpo e o ambiente durante o exercício.


Você pode assistir aulas de yoga gratuitas pelo YouTube. Separamos alguns canais bem legais para você conferir.





Ler um livro


A leitura é um dos hábitos que mais fazem nossa mente trabalhar de forma criativa, ilimitada e livre. Escolha um título que seja do seu interesse e inicie.


Uma xícara de chá sempre é bem-vinda neste ritual, tornando o momento mais prazeroso e até relaxante.





Tomar um banho relaxante e fazer skincare


Você pode desfrutar esse momento com velas aromáticas que deixam o ambiente mais cheiroso e aconchegante. Foque ainda mais em si mesma, dedique sua atenção ao aroma do sabonete e a temperatura da água. Um bom banho sempre revigora o astral e afasta as más vibrações.

Após isso, é um ótimo momento para sentir sua pele com carinho e toques leves, ao passar cremes hidratantes pelo corpo, rosto. Seus lábios também podem ser hidratados com um balm labial.

Colocar sua playlist preferida ou alguma específica pode deixar o clima ainda mais tranquilo.


Confira esse canal no YouTube com músicas de relaxamento (clique aqui) ou nossa seleção de músicas na playlist Nós em Nós no Spotify (clique aqui)






Ter uma boa noite de sono


Dormir de forma tranquila e que de fato descanse o corpo e a mente é fundamental. A quantidade de horas pode variar de acordo com cada organismo.

Não existe uma fórmula perfeita para se ter boas horas de sono. Mas ficar livre das telas quando estiver perto do momento de dormir e comer alimentos mais leves durante o jantar podem contribuir para a qualidade da sua noite. Você também pode pingar algumas gotinhas de óleo essencial em uma almofada relaxante para os olhos e ter uma noite mais calma e tranquila.






Eu sei...criar essa rotina nem sempre é fácil, já que por muitas vezes a correria do dia a dia interfere diretamente no nosso tempo.

Mas é preciso fica atento à saúde em todos os aspectos.


Alguns estudos dizem que o estresse faz mal não apenas a nossa mente, ele está interligado a outras doenças como: depressão, envelhecimento da pele, insônia e problemas cardíacos. Então, pequenas ações podem ter grandes resultados: seja na sua autoestima, no trabalho ou em vários outros campos da sua vida.


Por fim, não se sinta egoísta por reservar um tempo para cuidar de si. Faça tudo no seu tempo, sem cobranças, ok?! Até porque esses momentos de pausa devem ser prazerosos e não um motivo a mais para ter culpa ou algum tipo de estresse.


Gostou desse conteúdo? Temos outros textos relacionados a assuntos como esse em nosso blog e conheça esses e outros produtos em nosso site.




Fontes:



79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page