top of page

PALO SANTO: PARA QUE SERVE? QUAIS OS BENEFÍCIOS? COMO USAR?

Atualizado: 25 de jan. de 2023


Também chamada de ‘madeira sagrada’, o Palo Santo é uma madeira naturalmente aromática.


Com um processo de extração consciente que respeita o tempo da natureza, essa madeira de aroma marcante nos traz benefícios para corpo, mente e alma.


Conheça um pouco mais sobre ela e aprenda como usar no seu dia a dia.











Para que serve o Palo Santo?


Essa madeira é utilizada a muito anos por nossos ancestrais em rituais de proteção e purificação.


Ela provém da árvore Bursera Graveolens, considerada uma das mais perfumadas do mundo. Essa árvore, vive em média de 50-100 anos e a retirada da natureza é feita de forma 100% sustentável, sem agressão ao meio ambiente.


Para que o Palo Santo tenha uma boa qualidade aromática, ele só pode ser retirado do tronco das árvores que morreram de forma natural após no mínimo 4 anos. Isso também garante que a árvore seja utilizada por inteiro.


Composição do Palo Santo


Por se tratar de um produto natural, o Palo Santo possui componentes que proporcionam vários benefícios para o nosso bem estar físico e mental.

  • Limoneno – tem fortes propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e previnem o câncer. Ajuda a despertar a nossa criatividade, reduz a ansiedade, estimula a nossa energia e limpa o ambiente de energias negativas. Pode ser encontrado também no óleo extraído das cascas de frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, lima e toranja.

  • Terpineol – aumenta a nossa imunidade, é anti-inflamatório, fungicida e bactericida, além de transmitir uma sensação boa de equilíbrio.

  • Menthofuran – É um excelente anticongestionante e antiviral. Nos estimula a sermos mais reflexivos tomando atitudes mais conscientes.


Benefícios do Palo Santo

  • Alivia tensões do cotidiano;

  • Conecta as pessoas, proporcionando mais amor;

  • Evita conflitos no ambiente;

  • Limpar energias negativas do ambiente;

  • Facilita a conexão espiritual;

  • Relaxa a mente;

  • Impede o desenvolvimento de doenças por fungos ou bactérias;

  • Serve para melhorar a respiração;

  • Purifica o organismo;

  • Ajuda contra a depressão;

  • Auxilia no tratamento de traumas emocionais;

  • Massagens com a essência aliviam dores musculares;

  • É considerado afrodisíaco;

  • Pode ser utilizado como repelente de insetos.



Como usar o Palo Santo?


O Palo Santo pode ser utilizado para diversas finalidades: curas espirituais, tratamentos terapêuticos, aumento da vibração energética, limpeza de ambientes, etc. E para cada uma dela existe uma forma que se adapta melhor.


Bastão


É o pedaço bruto da madeira. Para acender você precisa de fogo que pode ser de uma vela, isqueiro ou na boca do fogão.

Pode ser que ele demore alguns segundos para acender, mantenha a ponta do bastão na chama até que a madeira fique em brasa.

Nesse formato de bastão, o Palo Santo tem uma queima mais lenta, o que aumenta a sua durabilidade.

Enquanto ele queima, mentalize o que você deseja, atraindo vibrações positivas. Você pode andar pelo ambiente enquanto ele ainda está em brasa espalhando a fumaça por todo o ambiente.


Óleos e Sprays


São mais práticos, o que permite que você possa levar onde você for, com maior facilidade e aplicados a qualquer momento. Quando perceber que uma situação está provocando irritabilidade, tristeza e até mesmo raiva em você, borrife no ar, feche os olhos e espere o efeito terapêutico do produto. Outra dica é usá-lo antes de dormir, pois promove relaxamento, ou na casa, após uma energia tensa no ambiente.



Lá na loja da Nós em Nós você encontra o Palo Santo em três versões diferentes: Bastão, Spray e Incenso

O bastão contém 3 lascas de madeira de aproximadamente 12 cm.

O spray pode ser utilizado em qualquer ambiente.

E o incenso tem durabilidade de 30 a 40 minutos cada vareta.






Repelente Natural


Por ser composto principalmente de limoneno, uma substância com propriedades inseticidas, o Palo Santo ajuda a afastar moscas, pernilongos, formigas, cupins e outros insetos.


Curiosidade


Quase todas as culturas antigas têm usado essa madeira sagrada como incenso. No Peru ainda é utilizado em rituais de limpeza e purificação por xamãs dos Andes, em suas cerimônias e rituais. É uma parte importante nas sessões de ayahuasca na selva peruana, que usa a madeira aromática para limpar ambientes nos quais as cerimônias são


realizadas, pois ajuda a relaxar os participantes.


Informações Importantes

  • Como um dos principais ingredientes-ativos presentes no Palo Santo é o limoneno, a inalação é bem tolerada e só deve ser interrompida em caso de reações alérgicas.

  • Manter o ambiente bem ventilado e arejado, além de não inalar diretamente a fumaça produzida pela queima da madeira.

  • Também não é recomendado o uso em locais com umidade relativa do ar baixa, pelo potencial risco de irritação das vias aéreas.

  • Quem tem alergias individuais que podem ser pioradas pela fumaça, além de doenças pulmonares graves pré-existentes, não deve se expor ao produto.

  • Para saber se o Palo Santo é de qualidade, basta sentir o cheiro da madeira. Se ela for perfumada, está dentro do esperado. Se não tiver cheiro, não compre.


Agora que você já conhece um pouco mais dessa madeira incrível, COMENTA AQUI o que achou do nosso post e se você já usou alguma vez!

Ah! E não esquece que esse é um produto disponível aqui na nossa loja!




Fontes:
Como purificar ambientes com PALO SANTO | Bela Gil - https://www.youtube.com/watch?v=qITNh1GeGis
https://glamour.globo.com/lifestyle/decoracao/noticia/2021/10/palo-santo-o-que-e-quais-sao-os-beneficios-como-usar.ghtml
https://www.ecycle.com.br/palo-santo/
https://www.personare.com.br/conteudo/palo-santo-limpa-energias-negativas-e-diminui-tensoes-2-m7272

2.640 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page